Blog
NOTA:25 de Julho – Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha


Hoje é dia de enaltecer a resistência histórica das mulheres negras da América Latina e do Caribe. Esta data não é apenas uma homenagem — é um chamado à memória, à justiça e afirmação das vozes que por tanto tempo foram oprimidas, e ainda são, mas nunca silenciadas.
As mulheres negras, junto com outros sujeitos políticos coletivos, seguem na linha de frente das lutas por direitos, dignidade, territórios livres e por uma cultura de vida. Carregam a marca da coragem diária de lutar por existência e liberdade em um país, um continente e um mundo onde as mulheres — sobretudo as negras — ainda são vítimas de violências estruturais, sociais, culturais, políticas, econômicas e domésticas.
Hoje é dia de relembrar as muitas mulheres que lutaram — e continuam dedicando seus dias — contra as políticas de morte do sistema capitalista-colonial-patriarcal que insiste em apagar a importância de suas trajetórias na construção de um mundo mais justo e humano.
Pontão Cultura Viva Ceará
Blog
Seminário do Pontão discute ” A cultura como elemento estratégico central e estruturante da vida em sociedade.”

Na próxima quarta (06/8), às 14h, o seminário do Pontão Cultura Viva Ceará vai iniciar com o tema a cultura como elemento estratégico central e estruturante da vida em sociedade.
Os convidados para esse debate inicial serão Marcos Rocha do Ponto de Cultura Fábrica de Imagens e Leandro Anton, Coordenador de Articulação da Política Cultura Viva do MINC. A mediação será realizada por Mirna Carla do Ponto de Cultura Fulô do Litoral de Paraipaba.
A atividade vai ocorrer no youtube do Ponto de Cultura Acauã das Artes e as inscrições podem ser realizadas por meio de formulário disponível na bio do instagram.
O Pontão Cultura Viva Ceará é uma ação contemplada pelo Edital de Seleção Pública MinC nº 9, de 31 de agosto de 2023 – Cultura Viva: Fomento a Pontões de Cultura, política de base comunitária que está reconstruindo o Brasil.
Assessoria de Comunicação do Pontão Cultura Viva Ceará
Blog
Pontão promove seminário “Cultura Viva: intersetorialidade, transversalidade e políticas públicas”

Para ampliar as discussões sobre temas atuais relacionados ao Cultura Viva, o Pontão Cultura Viva Ceará realiza o seminário “Cultura Viva: intersetorialidade, transversalidade e políticas públicas”.
O encontro tem como objetivo fortalecer os debates entre diferentes segmentos da sociedade, promovendo articulações que impulsionem a atuação do Cultura Viva no estado.
Gestores públicos e representantes da sociedade civil que atuam em diversas frentes do programa foram convidados para aprofundar os diálogos e compartilhar experiências.
📅 O seminário será realizado de forma virtual, com participação gratuita.
📌 O Pontão Cultura Viva Ceará é uma ação contemplada pelo Edital de Seleção Pública MinC nº 9, de 31 de agosto de 2023 – Cultura Viva: Fomento a Pontões de Cultura, política de base comunitária que está reconstruindo o Brasil.
Blog
Pontão Cultura Viva Ceará lança nota de repúdio contra o PL da Devastação


PL da Devastação: Um retrocesso na pauta ambiental para a luta dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil
O chamado PL da Devastação, como ficou conhecido por ambientalistas e defensores/as do meio ambiente e da nossa casa comum, representa um dos maiores retrocessos para a pauta ambiental aprovado pela direita e extrema-direita que é maioria no Congresso Nacional. O projeto de lei, que flexibiliza as regras que protegem o meio ambiente — como o licenciamento ambiental e a proteção de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais — tem gerado entre parte da sociedade civil, movimentos sociais, cientistas, povos e comunidades tradicionais forte oposição, diante dos efeitos das mudanças climática já sentidos em várias partes do mundo. Essa medida cruel vai afetar diretamente os grupos mais vulnerabilizados pelas políticas econômicas dos países do norte global, para favorecer as empresas, empresários e atividades econômicas que atendem ao modelo de desenvolvimento capitalista mundial.
Um dos pontos mais críticos do projeto é a redução do controle sobre o desmatamento e a fragilização de mecanismos de fiscalização, especialmente na Amazônia, Cerrado e Zona Costeira. Com a aprovação do PL da Devastação, a porteira está aberta para a expansão descontrolada da agropecuária, da mineração e da exploração madeireira, colocando em risco não apenas a biodiversidade brasileira, mas também os direitos de Comunidades Tradicionais e Povos Originários.
Além disso, o PL da Devastação vai na contramão dos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, como o Acordo de Paris e a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em um momento de emergência climática global, o país deveria investir em preservação, reflorestamento e na demarcação e titulação dos territórios dos Povos e Comunidades Tradicionais, que são os verdadeiros guardiões e guardiãs da nossa Casa Comum, e não em legislações que favorecem a degradação ambiental em nome de interesses econômicos que produzem injustiça ambiental, aprofundando os racismos e a desigualdade social.
Nós, do Pontão de Cultura Viva Ceará, nos colocamos contra o PL da devastação e favorável aos direitos da natureza, da autodeterminação dos povos e comunidades tradicionais, por uma economia que preserve as vidas e na construção de um projeto justo e popular que proteja o meio ambiente, as presentes e futuras gerações.
Todas as vidas importam! Não ao PL da Devastação! Revoga Lula!
-
Blog3 meses ago
Movimentos Sociais e Direitos Insurgentes – 2o bloco de Formações Abertas do Pontão Cultura Viva Ceará
-
Blog3 meses ago
Você conhece o cultura viva?
-
Blog3 meses ago
MÓDULO 8 – Desafios e Possíveis Contribuições
-
Formação3 meses ago
MÓDULO 1 – Antecedentes histórico-políticos e a cena política nacional e continental
-
Blog3 meses ago
MÓDULO 5 – Com Marcos Rocha – Pontão Cultura Viva Ceará
-
Formação3 meses ago
MÓDULO 2 – Retrospectiva do Cultura Viva no Brasil, Aspectos teórico conceituais do Programa CV
-
Blog3 meses ago
MÓDULO 6 – Experiências de redes que avançaram na direção de construir movimento.
-
Formação3 meses ago
MÓDULO 4 – Com Alba Dutra – Pontão Cultura Viva Ceará